SEBRAE traz José Pacheco para Fórum de Educação Empreendedora, em Caicó

Com o objetivo de promover e disseminar a cultura de empreendedorismo na rede de ensino formal do Rio Grande do Norte, o SEBRAE vai realizar, em Caicó, o Fórum Regional de Educação Empreendedora.

O evento, que será realizado no dia 14 de dezembro, no Celebre Recepções, contará com palestra do renomado professor José Pacheco, Mestre em Ciência da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Pacheco é idealizador da Escola da Ponte, em Portugal, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes.  Na oportunidade, ele falará sobre “Novas Pedagogias de Ensino”.

“José Pacheco é um dos mais renomados estudiosos na área de educação. Será um momento importante de conhecimentos para todos que atuam nessa área poderem assimilar novas informações sobre o tema”, afirmou Pedro Medeiros, gerente do SEBRAE, em Caicó.

O evento também terá a presença de Éverton Lucena, Analista do SEBRAE/RN e coordenador Estadual do Programa Nacional de Educação Empreendedora. Na ocasião, ele irá abordar o tema “Cenário da Educação Empreendedora no RN”. Ao final do fórum, será realizado o Painel: Experiências exitosas de iniciativas na educação formal do Seridó do RN.

As inscrições para o Fórum Regional de Educação Empreendedora podem ser feitas no SEBRAE Caicó pelo (84) 3417-7400 ou pelo 0800 570 0800

Filmado em São Fernando, curta-metragem “Sonho de Oiticica” é selecionado para Festival Internacional de Baía Formosa

Com o tema “Sou Pescador”, o Festival Internacional de Baía Formosa chega a sua oitava edição. Um dos filmes selecionados para a Mostra do Minuto é “Sonho de Oiticica”, da Referência Comunicação. É o segundo ano consecutivo que a agência emplaca uma produção na mostra Curta 1 Minuto, do Festival Internacional de Baía Formosa.

Filmado em São Fernando, “Sonho de Oiticica” conta a história de Inácio Pereira, pescador que herdou a habilidade do pai e desde criança sonha com a finalização da Barragem de Oiticicas que, segundo ele, poderia resolver o problema de escassez de água na região do Seridó.

“Sonho de Oiticica” tem a direção do jornalista Raildon Lucena com filmagem e edição de Jefferson Dutra. É o segundo ano consecutivo que a agência Referência participa do festival. Ano passado o curta-metragem “Domerina” foi selecionado para participar do Festival Off Camera, realizado em Cracóvia, na Polônia.

Bairro São Sebastião realiza seu primeiro Festival Cultural, em Parelhas

Uma extensa programação cultural acontece em Parelhas, nos dias 24 e 25 de novembro, com a realização do primeiro Festival Cultural do Bairro São Sebastião. A programação inclui apresentações musicais, contação de histórias (com Josivan Alves), exposição de quadros, lançamento de documentário, entre outras atividades culturais.

Durante o festival, será inaugurado o Clube de Leitura O Pequeno Príncipe, além do lançamento da Biblioteca Comunitária Poeta Chico Sena, com acervo literário gratuito para a comunidade parelhense. Outro destaque da programação é a homenagem ao tradicional grupo Só Dança, onde antigos participantes e alunos da escola farão uma coreografia, coordenada por Divanilson Silva.

O Festival Cultural também contará com Desfile Cívico, saindo da Escola Inácio Miranda até a quadra poliesportiva O Naelzão. Haverá, ainda, o lançamento do aguardado documentário “O outro lado do outro lado do rio”, de Alex Macedo e Ciélio Oliveira, que conta histórias de moradores e figuras ilustres do bairro São Sebastião.

O evento também marca a criação da Associação Cultural “Encanto Potiguar”. A entidade surge com o objetivo de desenvolver e incentivar a realização e a prática de atividades culturais, sociais e esportivas no município de Parelhas.

O Festival Cultural do Bairro São Sebastião é uma realização da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Bairro São Sebastião e da Escola Municipal Vereador Inácio Miranda dos Santos, com apoio da Prefeitura Municipal de Parelhas.

Gerente do SEBRAE afirma que FENEPAR é resultado da força empreendedora do povo de Parelhas

A FENEPAR – Feira de Negócios de Parelhas teve sua abertura oficial nesta quarta-feira (15). O evento, que seria iniciado na noite anterior (14), recebeu recomendações do Corpo de Bombeiros para que os stands mudassem sua localização, dentro do Clube Acampar. A organização do evento trabalhou durante toda a madrugada para atender a recomendação, garantindo o início da Feira de Negócios.

Para Rejane Assis, coordenadora da FENEPAR, o desafio foi vencido. Ela destacou que, mesmo diante da forte crise financeira, os empresários apostaram na Feira de Negócios, por acreditarem na importância do evento, voltado para o empreendedorismo e a prospecção de novos negócios. “Vencemos todas as turbulências, inclusive na estrutura que a gente teve que liberar. Parelhas mostrou, mais uma vez, o seu potencial empreendedor e o público esperado superou as expectativas”, destacou.

O prefeito de Parelhas Alexandre Petronilo falou sobre a importância da FENEPAR para o município e para o Seridó, classificando o evento como de “magnitude estadual”, diante da organização, dimensão e representatividade da Feira de Negócios. “Muito nos orgulha ver toda a pujança da economia da nossa cidade. O povo de Parelhas é guerreiro, trabalhador faz a diferença e encontra saída para continuar se desenvolvendo”, argumentou.

O gerente do escritório regional do SEBRAE, Pedro Medeiros, pontuou que a FENEPAR surgiu da força empreendedora do povo parelhense. “Enquanto outras regiões não conseguiram viabilizar as feiras de negócios, Parelhas mostrou mais uma vez a força do empreendedorismo, mostrando as várias potencialidades da região Seridó, como o setor de mineração, cerâmica vermelha e de alimentos. O SEBRAE é parceiro desde a primeira edição da FENEPAR”, concluiu.A Feira de Negócios de Parelhas acontece até hoje (16). O evento abre as festividades da 37ª Festa dos Caminhoneiros que será realizado até o próximo domingo, dia 19.

Organização da FENEPAR espera superar recorde de público e de negócios realizados

Todos os standes da FENEPAR – Feira de Negócios de Parelhas – já foram comercializados. A equipe de coordenação do evento espera quebrar recorde de público visitante e de realização de negócios durante o evento, tendo em vista as expectativas em torno do início da feira, que será realizada entre 14 e 16 de novembro, no Clube Acampar. Com a FENEPAR, o município de Parelhas se prepara pare receber um público consumidor de toda a região e estados vizinhos, o que deverá aquecer a economia local. Pelo menos 30 mil pessoas deverão circular na cidade, durante os dias do evento.
 A FENEPAR terá mais de 50 expositores ofertando produtos e serviços, com diversos segmentos apresentando as novas tendências do mercado em ramos como: moda, beleza, organização de ventos, turismo, agronegócios, construção civil, cerâmica e mineração, design de ambientes, automóveis, turismo, publicidade, entre outros. Além da área comercial, a FENEPAR também vai oferecer divertimento para toda a família. Um dos destaques é o Espaço Kids com playground e atividades interativas para as crianças, além de show artísticos e regionais de artistas como Renard Bergson, Renato Marinho, Banda 2, Altemar martins e Banda, Joedson Felipe e Banda, Dinho, Itan Soares e Cintia Brito.
Outra novidade da FENEPAR é realização do 1º Festival Gastronômico “Deu na Telha”, na praça de alimentação, com pratos diversos servidos em formato de telhas, como homenagem à Capital da Telha no Rio Grande do Norte.
Com a FENEPAR,  Parelhas se prepara para se tornar a capital de negócios do Seridó. A Feira de Negócios de Parelhas abre a Festa dos Caminhoneiros, que será realizada de 17 a 19 de novembro. Mais informações: (84) 99905-7700 ou pelo Facebook e Instragram.

Captamos e Escola Aberta do Terceiro Setor promovem Rodas de Conversa sobre Gestão para ONGs em Caicó/RN

Dia 16/11 acontecerá a nossa segunda Roda de Conversa no município de Caicó, no Rio Grande do Norte. Em parceria com o Sebrae e o Projeto RisoTerapia, que desenvolve um trabalho social de humanização nos leitos hospitalares, a Captamos e a Escola Aberta do Terceiro Setor promoverão um debate sobre “Gestão de ONGs: Captação de Recursos e Relações Públicas”, com participação de João Paulo Vergueiro, coordenador Geral da Captamos e diretor executivo da ABCR e Marilisa Bertolin, Coordenadora de Comunicação da EATS.

Eles falarão, também, sobre a campanha mundial de incentivo à cultura de doação Dia de Doar, que acontece no próximo 28 de Novembro e com a qual Caicó vem mobilizando constantemente todo o município e suas redes sociais.

Acesse já o link e inscreva-se!

https://goo.gl/forms/Wg0Z5RyvasNqPtFd2?

Tema da redação do Enem 2017 fala sobre a educação de surdos no Brasil

O tema da redação do Enem 2017 é “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. O tema foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) no início da tarde deste domingo (5).

 

Veja abaixo todos os temas de redação da história do Enem:

1998: Viver e aprender
1999: Cidadania e participação social
2000: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional
2001: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
2002: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?
2003: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo
2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação
2005: O trabalho infantil na sociedade brasileira
2006: O poder de transformação da leitura
2007: O desafio de se conviver com as diferenças
2008: Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar
2009: O indivíduo frente à ética nacional
2010: O trabalho na construção da dignidade humana
2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21
2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

CRAS do Bairro Cruz do Monte é arrombado

CRAS do Bairro Cruz do Monte é arrombado, material é furtado e Polícia Militar de Parelhas prende rapidamente os autores.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Bairro Cruz do Monte, foi arrombado na noite desse sábado (05), por volta das 01h30min. Segundo a Polícia Militar, ao fazerem patrulhamento de rotina visualizaram a pessoa de Eliel da Silva em atitude suspeita e ao se aproximarem, constataram em seu poder um gela água, ao ser indagado sobre o material, relatou aos Policiais que a pessoa de Joanilson da Luz Bezerra, o “Jojoca” teria lhe passado.
O gela água constava o tombo da Prefeitura Municipal de Parelhas o que levou os Policiais a vistoria prédios pertencentes a referida instituição, ao chegar no CRAS do referido Bairro os cadeados e grade que protegia a porta estavam serrados e o prédio arrombado. “Jojoca” foi localizado e juntamente com Eliel e o material aprendido apresentados na 3ªDRP Caicó.

Fonte: Carcará Parelhas

 

Chuva banha cidade de São José do Seridó nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, a cidade de São José do Seridó, interior do Rio Grande do Norte, foi surpreendida com uma pequena precipitação, enchendo de alegria e esperança os moradores dessa região que vem enfrentando uma severa seca.

Nesses últimos anos, o Brasil tem sido afetado, ao mesmo tempo, por diferentes fenômenos climáticos que causam temporais e secas pelo país.

Confira o vídeo abaixo:

Com o tema “Carregando o Progresso”, Feira de Negócios de Parelhas será realizada de 14 a 16 de novembro

Evento de empreendedorismo de Parelhas abre as festividades da 37ª Festa dos Caminhoneiros

A FENEPAR – Feira de Negócios de Parelhas chega a sua 6ª edição abordando o tema “Carregando o Progresso”. O evento, que é organizado pela ACAMPAR – Associação dos Caminhoneiros Parelhenses será realizada  entre os dias 14 e 16 de novembro, abrindo as festividades da 37ª Festa dos Caminhoneiros de Parelhas, que acontece de 17 a 19 de novembro.

Em suas edições anteriores, a FENEPAR superou todas as expectativas de públicos, de resultados e de prospecção de negócios. “As empresas expositoras que realizaram um trabalho interativo e impactante obtiveram um retorno significativo em seus investimentos”, afirmou Rejane Assis, coordenadora do evento.

A coordenação do evento aguarda a visita de mais de 30 mil visitantes, que terão a oportunidade de conhecer lançamentos e tendências dos segmentos que estão expostos, entre os quais: transporte de cargas, mineração, cerâmica, turismo, moda e varejo competitivo.

Para este ano, a FENEPAR seguirá uma tendência de mercado chamada de “coworking”, onde empresas compartilham recursos e interesses semelhantes, como a mesma estrutura e o mesmo público, mas atuam em segmentos diferentes.

Nesta empreitada, formam-se as Ilhas Temáticas, sendo elas: Ilha do Caminhoneiro, do Varejo, do Turismo, da Mineração e Cerâmica, da Moda e Eventos, dentre outras que possam surgir de acordo com a procura de novos segmentos. Os interessados em estandes podem entrar em contato com o Clube Acampar pelo telefone: (84) 99905-7700.