Bairro São Sebastião realiza seu primeiro Festival Cultural, em Parelhas

Uma extensa programação cultural acontece em Parelhas, nos dias 24 e 25 de novembro, com a realização do primeiro Festival Cultural do Bairro São Sebastião. A programação inclui apresentações musicais, contação de histórias (com Josivan Alves), exposição de quadros, lançamento de documentário, entre outras atividades culturais.

Durante o festival, será inaugurado o Clube de Leitura O Pequeno Príncipe, além do lançamento da Biblioteca Comunitária Poeta Chico Sena, com acervo literário gratuito para a comunidade parelhense. Outro destaque da programação é a homenagem ao tradicional grupo Só Dança, onde antigos participantes e alunos da escola farão uma coreografia, coordenada por Divanilson Silva.

O Festival Cultural também contará com Desfile Cívico, saindo da Escola Inácio Miranda até a quadra poliesportiva O Naelzão. Haverá, ainda, o lançamento do aguardado documentário “O outro lado do outro lado do rio”, de Alex Macedo e Ciélio Oliveira, que conta histórias de moradores e figuras ilustres do bairro São Sebastião.

O evento também marca a criação da Associação Cultural “Encanto Potiguar”. A entidade surge com o objetivo de desenvolver e incentivar a realização e a prática de atividades culturais, sociais e esportivas no município de Parelhas.

O Festival Cultural do Bairro São Sebastião é uma realização da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Bairro São Sebastião e da Escola Municipal Vereador Inácio Miranda dos Santos, com apoio da Prefeitura Municipal de Parelhas.

Gerente do SEBRAE afirma que FENEPAR é resultado da força empreendedora do povo de Parelhas

A FENEPAR – Feira de Negócios de Parelhas teve sua abertura oficial nesta quarta-feira (15). O evento, que seria iniciado na noite anterior (14), recebeu recomendações do Corpo de Bombeiros para que os stands mudassem sua localização, dentro do Clube Acampar. A organização do evento trabalhou durante toda a madrugada para atender a recomendação, garantindo o início da Feira de Negócios.

Para Rejane Assis, coordenadora da FENEPAR, o desafio foi vencido. Ela destacou que, mesmo diante da forte crise financeira, os empresários apostaram na Feira de Negócios, por acreditarem na importância do evento, voltado para o empreendedorismo e a prospecção de novos negócios. “Vencemos todas as turbulências, inclusive na estrutura que a gente teve que liberar. Parelhas mostrou, mais uma vez, o seu potencial empreendedor e o público esperado superou as expectativas”, destacou.

O prefeito de Parelhas Alexandre Petronilo falou sobre a importância da FENEPAR para o município e para o Seridó, classificando o evento como de “magnitude estadual”, diante da organização, dimensão e representatividade da Feira de Negócios. “Muito nos orgulha ver toda a pujança da economia da nossa cidade. O povo de Parelhas é guerreiro, trabalhador faz a diferença e encontra saída para continuar se desenvolvendo”, argumentou.

O gerente do escritório regional do SEBRAE, Pedro Medeiros, pontuou que a FENEPAR surgiu da força empreendedora do povo parelhense. “Enquanto outras regiões não conseguiram viabilizar as feiras de negócios, Parelhas mostrou mais uma vez a força do empreendedorismo, mostrando as várias potencialidades da região Seridó, como o setor de mineração, cerâmica vermelha e de alimentos. O SEBRAE é parceiro desde a primeira edição da FENEPAR”, concluiu.A Feira de Negócios de Parelhas acontece até hoje (16). O evento abre as festividades da 37ª Festa dos Caminhoneiros que será realizado até o próximo domingo, dia 19.

Organização da FENEPAR espera superar recorde de público e de negócios realizados

Todos os standes da FENEPAR – Feira de Negócios de Parelhas – já foram comercializados. A equipe de coordenação do evento espera quebrar recorde de público visitante e de realização de negócios durante o evento, tendo em vista as expectativas em torno do início da feira, que será realizada entre 14 e 16 de novembro, no Clube Acampar. Com a FENEPAR, o município de Parelhas se prepara pare receber um público consumidor de toda a região e estados vizinhos, o que deverá aquecer a economia local. Pelo menos 30 mil pessoas deverão circular na cidade, durante os dias do evento.
 A FENEPAR terá mais de 50 expositores ofertando produtos e serviços, com diversos segmentos apresentando as novas tendências do mercado em ramos como: moda, beleza, organização de ventos, turismo, agronegócios, construção civil, cerâmica e mineração, design de ambientes, automóveis, turismo, publicidade, entre outros. Além da área comercial, a FENEPAR também vai oferecer divertimento para toda a família. Um dos destaques é o Espaço Kids com playground e atividades interativas para as crianças, além de show artísticos e regionais de artistas como Renard Bergson, Renato Marinho, Banda 2, Altemar martins e Banda, Joedson Felipe e Banda, Dinho, Itan Soares e Cintia Brito.
Outra novidade da FENEPAR é realização do 1º Festival Gastronômico “Deu na Telha”, na praça de alimentação, com pratos diversos servidos em formato de telhas, como homenagem à Capital da Telha no Rio Grande do Norte.
Com a FENEPAR,  Parelhas se prepara para se tornar a capital de negócios do Seridó. A Feira de Negócios de Parelhas abre a Festa dos Caminhoneiros, que será realizada de 17 a 19 de novembro. Mais informações: (84) 99905-7700 ou pelo Facebook e Instragram.

CRAS do Bairro Cruz do Monte é arrombado

CRAS do Bairro Cruz do Monte é arrombado, material é furtado e Polícia Militar de Parelhas prende rapidamente os autores.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Bairro Cruz do Monte, foi arrombado na noite desse sábado (05), por volta das 01h30min. Segundo a Polícia Militar, ao fazerem patrulhamento de rotina visualizaram a pessoa de Eliel da Silva em atitude suspeita e ao se aproximarem, constataram em seu poder um gela água, ao ser indagado sobre o material, relatou aos Policiais que a pessoa de Joanilson da Luz Bezerra, o “Jojoca” teria lhe passado.
O gela água constava o tombo da Prefeitura Municipal de Parelhas o que levou os Policiais a vistoria prédios pertencentes a referida instituição, ao chegar no CRAS do referido Bairro os cadeados e grade que protegia a porta estavam serrados e o prédio arrombado. “Jojoca” foi localizado e juntamente com Eliel e o material aprendido apresentados na 3ªDRP Caicó.

Fonte: Carcará Parelhas

 

Com o tema “Carregando o Progresso”, Feira de Negócios de Parelhas será realizada de 14 a 16 de novembro

Evento de empreendedorismo de Parelhas abre as festividades da 37ª Festa dos Caminhoneiros

A FENEPAR – Feira de Negócios de Parelhas chega a sua 6ª edição abordando o tema “Carregando o Progresso”. O evento, que é organizado pela ACAMPAR – Associação dos Caminhoneiros Parelhenses será realizada  entre os dias 14 e 16 de novembro, abrindo as festividades da 37ª Festa dos Caminhoneiros de Parelhas, que acontece de 17 a 19 de novembro.

Em suas edições anteriores, a FENEPAR superou todas as expectativas de públicos, de resultados e de prospecção de negócios. “As empresas expositoras que realizaram um trabalho interativo e impactante obtiveram um retorno significativo em seus investimentos”, afirmou Rejane Assis, coordenadora do evento.

A coordenação do evento aguarda a visita de mais de 30 mil visitantes, que terão a oportunidade de conhecer lançamentos e tendências dos segmentos que estão expostos, entre os quais: transporte de cargas, mineração, cerâmica, turismo, moda e varejo competitivo.

Para este ano, a FENEPAR seguirá uma tendência de mercado chamada de “coworking”, onde empresas compartilham recursos e interesses semelhantes, como a mesma estrutura e o mesmo público, mas atuam em segmentos diferentes.

Nesta empreitada, formam-se as Ilhas Temáticas, sendo elas: Ilha do Caminhoneiro, do Varejo, do Turismo, da Mineração e Cerâmica, da Moda e Eventos, dentre outras que possam surgir de acordo com a procura de novos segmentos. Os interessados em estandes podem entrar em contato com o Clube Acampar pelo telefone: (84) 99905-7700.

Literatura de cordel é tema de exposição cultural em Parelhas

Valorizar a cultura, dar voz e vez aos artistas populares, homenagear aqueles que fazem a diferença pela sua arte é uma das propostas da 1ª Expocordel, exposição cultural que reunirá cordelistas, declamadores e poetas da nossa terra, no Central Shopping, em Parelhas.

Com uma programação rica em cultura, diversos artistas estarão reunidos na primeira edição da Expocordel, que acontecerá entre os dias 8 e 11 de agosto, no Central Shopping, em Parelhas. O público irá contar, além da literatura de cordel, com declamações e recitais. O evento é totalmente gratuito e começará nesta terça-feira (08) a partir das 17h, onde haverá um Sarau Poético.

A exposição reunirá diferentes artistas com atividades relacionadas à cultura popular nordestina. Durante os 4 dias, nomes como Daniel Francisco, Antonio Neto, Fifi de Tioda, Rainilton de Sivoca e Neco do Joazeiro se dividirão compondo uma programação cultural extensa e diferenciada.

O projeto, segundo o empresário Markson, tem o intuito de contribuir com o surgimento de novos cordelistas, além de divulgar e fortalecer o processo cultural em nossa cidade, o empresário conta que com o evento, acredita que irá aproximar e despertar o desejo por cordel nos visitantes, além de valorizar os profissionais da região

Concurso Miss e Mister Seridó 2017 acontecerá hoje em Parelhas

Coordenado pelo Colunista Social Carlos Magno, o concurso Miss e Mister Seridó acontece anualmente e tem o compromisso de selecionar os representantes da beleza máxima do Seridó. Este ano a cidade de Parelhas sediará o evento, que está em sua 27ª Edição, tendo como organização local o coordenador Gleybson Santos e a Missologia Parelhense. O concurso será realizado no Ginásio Ovídio Dantas e começará às 21h, deste sábado.

Os interessados em assistirem o desfile, podem entrar em contato com a organização pelo telefone (84) 9 9611-7939 e garantir o ingresso que custa apenas R$10 para arquibancada e 60 reais mesa com 4 cadeiras em espaço VIP. As senhas também serão vendidas na entrada do evento e no salão de beleza Roouge Oouge.

Este ano, a edição contará com a presença de 15 cidades e promete ser uma das maiores edições, para tanto, virão caravanas para fortalecer a torcida dos candidatos e candidatas das respectivas cidades.

Cidades com representantes: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Equador, Florânia, Ipueira, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Parelhas, Santana do Seridó, São Fernando, São João do Sabugi e São Vicente.

Número de casos de gatos envenenados causa preocupação em Parelhas

O envenenamento de gatos vem preocupando cidadãos Parelhenses. Nas últimas semanas houve aumento no número de animais mortos em decorrência da ingestão de substâncias tóxicas. Ontem (12),  Cleyton Pinheiro registrou em seu perfil no Facebook a morte do seu animal de estimação e lamentou .

Na mesma publicação,  Josy Fernandes comenta:

“Vou cobrar sim, das autoridades atitudes em relação a essa situação e das muriçocas, absurdo o que está acontecendo em Parelhas, do jeito que está da a impressão de que é uma cidade abandonada sem dono… Vou cobrar isso com toda certeza”

Maysa Araújo também lamenta o ocorrido com seus animais de estimação:
“Aqui de casa foram envenenadas três gatas…já até idosas… mas não fazia mal a ninguém… mas o ser humano ta virando bichos… e por isso estão agindo irracionais.”
As estatísticas mostram que apenas 1/3 dos animais vítimas de envenenamento sobrevivem. O responsável pode ser enquadrado em vários crimes como Crueldade contra Animais (Lei 3688/41, art. 64 e Lei 9605/98, art. 32). 
A lei federal 9.605 de 1998 dispõe sobre as sanções penais e administrativas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, que inclui maus-tratos aos animais. O artigo 32 diz que: praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é punível com detenção, de três meses a um ano, e multa.

19° Arraiá da Zona Sul promete movimentar Parelhas neste final de semana

O tradicional Arraiá da Zona Sul começa neste final de semana e promete movimentar e ser mais um grande evento na programação de festas do Município de Parelhas. A festa começará nesta sexta (07) se estenderá até o domingo (09). O evento está sendo realizado através da Secretaria do Turismo, da Cultura e do Esporte em parceria com a iniciativa privada e o Governo do Estado.

O evento terá como local a Praça José Arnaldo de Medeiros (praça da rodoviária). Este ano o Governo do Estado dará apoio na segurança, disponibilizando a plataforma de obervação elevatória, delegacia móvel da polícia civil e aparato reforçado da polícia.

Durante os três dias de festas o público poderá apreciar apresentações culturais, festival de danças com quadrilhas, apresentação da Orquestra de Violões e da Orquestra Sanfônica, ambas de Parelhas.

Confira a programação:

‘Junina Sensação Nordestina’ vence Festival de Quadrilhas no Junco do Seridó, Paraíba

A quadrilha “Sensação Nordestina”, de Parelhas, venceu o concurso de Quadrilhas Juninas da cidade de Junco do Seridó, Paraíba na categoria estilizada. O resultado saiu na madrugada deste domingo (02), após as apresentações no Clube Recreativo da cidade. A campeã da noite apresentou o tema “AmorÓdio no Sertão – As cores do meu São João é luz na escuridão”, obtendo 330 pontos dos jurados.

Recebendo o troféu das mãos do Prefeito e Vice-Prefeito da cidade do Junco do Seridó – Foto/Edson Ferreira

Além de melhor quadrilha, a Junina levou o prêmio de melhor Rainha, sendo Dandara Fernandes ovacionada por todos em sua apresentação.

A Sensação Nordestina é a única Quadrilha ativa da cidade de Parelhas, sendo coordenada pela Prof.ª Maria de Lourdes (Bilinda). Este ano a Junina comemora seus 20 anos, tendo começando inicialmente com um pequeno grupo de pessoas e um formato diferente do atual.  O grupo desenvolve um papel fundamental na sociedade, beneficiando famílias e jovens em situação de vulnerabilidade social. É importante salientar o resgate da cultura popular nordestina.

 

A cultura é uma necessidade imprescindível de toda uma vida, é uma dimensão constitutiva da existência humana, como as mãos são um atributo do homem.

Ortega y Gasset , José

Confira apresentação completa:

O evento está em sua 5ª Edição e é organizado pela Quadrilha Junina Rosa dos Ventos com apoio da Prefeitura Municipal do Junco do Seridó.